Foto: Pedro Piegas (Diário)
Depois que a prefeitura de Santa Maria apresentou o cálculo para o novo valor da passagem do transporte público na cidade, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) decidiu criar uma campanha contra a proposta de aumento da tarifa. A representante do DCE, Isadora Barrios, diz que a entidade esperava a apresentação de um valor em torno de R$ 4,20, já que nos anos anteriores o cálculo manteve a média de 30 centavos por reajuste. Entretanto, conforme a prefeitura, o novo valor proposto é de R$ 4,25.
Prefeitura disponibiliza serviço online para alteração e emissão de alvarás
Isadora destaca que o maior problema identificado pelo DCE é que o cenário apresentado pelas empresas de ônibus é o mesmo ano após ano:
- Sempre dizem que precisam aumentar a tarifa ou as empresas vão falir, e sem empresas serão as milícias que vão dominar o transporte público da cidade. Só que sempre que se fala em reajuste, são pontuadas melhorias a serem feitas nas frotas, que só são possíveis se houver o reajuste, e depois do aumento aprovado, não vemos essas melhorias - relata Isadora.
Diretor da ATU afirma que gratuidade e meias-passagens deixam tarifa mais cara
Ela afirmou que o DCE vai pedir vistas do parecer na quinta-feira, quando será realizada uma nova reunião. A entidade lançou uma campanha em que pede que os usuários do transporte enviem fotos das condições dos veículos, de momentos de superlotação e do estado das paradas. As imagens devem ser enviadas para o e-mail ufsm.dce@gmail.com, com informações de linha, horário ou local que a foto foi feita. Esse material será entregue ao conselho de transportes.